Código de Ética

 

NUTRI & SERVICE ALIMENTOS

1. Aplicação
Este Código de Ética define a conduta esperada dos funcionários em diversas situações, pautando suas ações na integridade e moral. Ele se aplica a todos os colaboradores e dirigentes da NUTRI & SERVICE  Ltda. Deve também ser aplicado aos prestadores de serviço que utilizam os recursos da empresa.

2. Divulgação
Este Código de Ética estará disponível para consulta de todos os colaboradores a qualquer momento. A área de Recursos Humanos deverá dar ciência aos novos colaboradores sobre o Código de Ética, mantendo registro da concordância dos mesmos. É responsabilidade dos gestores a divulgação do Código de Ética para os colaboradores da sua área, esclarecendo dúvidas e verificando o entendimento quanto ao conteúdo e aplicação.
Este Código de Ética poderá fazer parte de contratos ou documentos de compra emitidos para fornecedores. Estará disponível para consulta externa na página da NUTRI & SERVICE na Internet http://www.nutriservicealimentos.com.br

3. Regras e Recomendações

3.1. Ambiente de Trabalho

3.1.1 O ambiente no local de trabalho deve ser de respeito e ordem, coibindo-se atos como o assédio sexual ou moral e discriminações quanto à raça, cor, religião, orientação sexual, status social, nacionalidade, idade, opção político-partidária ou qualquer tipo de incapacidade mental ou física.
3.1.2 Todos os colaboradores devem contribuir para a criação e preservação de um ambiente saudável, não contribuindo para a propagação de informações sem comprovação (boatos). As dúvidas devem ser dirimidas junto aos gestores das áreas.

3.2. Cumprimento das Leis

3.2.1 Deve ser observado o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis às atividades da empresa em todos os níveis da administração pública (federal, estadual e municipal), bem como de outros países onde a empresa realize negócios.
3.2.2 Deve ser respeitada a propriedade intelectual de terceiros, incluindo direitos autorais, patentes e documentos originais.
3.2.3 Os colaboradores devem repudiar todas as ações que possam ser interpretadas como anticompetitivas, monopolistas ou contrárias às leis internacionais, nacionais ou locais que controlam as práticas competitivas do mercado. Em caso de dúvidas em processos comerciais, a área Jurídica da empresa deve ser consultada.

3.3. Relacionamento Externo

3.3.1 Deve ser mantida a confidencialidade das informações estratégicas da empresa. Somente as pessoas autorizadas podem repassá-las a terceiros.
3.3.2 Os colaboradores não devem criticar publicamente os clientes, os concorrentes, os fornecedores ou outros funcionários da nossa empresa.
3.3.3 Os colaboradores não devem praticar atos de liberalidade não oferecendo ou recebendo qualquer modalidade de vantagem pessoal direta ou indireta em razão do exercício de seus cargos ,incluindo comissões, presentes, viagens, etc.
3.3.4 O fornecimento de brindes de pequeno valor, distribuídos a título de propaganda institucional e com distribuição geral, deve ter a aprovação de acordo com os limites definidos no planejamento anual.
3.3.5 O colaboradores que venham participar de eventos com fornecedores ou clientes, em locais fora da empresa, deve informar previamente ao gestor da área. O gestor deve determinar se há a necessidade de outro colaborador para acompanhá-lo.

3.4 Contratação de Parentes

3.4.1 A contratação de parente é restrita na NUTRI & SERVICE e só será submetido à aprovação da Diretoria, mediante comprovação do RH de vantagem e interesse para a empresa.
3.4.2 Após aprovação da Diretoria, o candidato que possuir grau de parentesco com o colaborador, deverá participar de todas as etapas do Processo Seletivo e se submeterá as avaliações dos profissionais das áreas competentes (RH, Técnica, Psicologia e Medicina do Trabalho).
3.4.3 O Candidato que ingressar e o próprio parente que já estiver atuando na organização, deverão ter conduta exemplar, a fim de se destacarem no exercício das suas atividades, demonstrando aos demais colaboradores que a contratação e permanência no cargo é decorrente da competência e não de favoritismos e preferências.
3.4.2 É expressamente vedada a contratação de parentes quando o colaborador tiver mais de um familiar na organização. É vedada ainda, quando existir subordinação direta ou atuação no mesmo setor /unidade de negócio.
3.4.7 O candidato/colaborador que omitir a informação no formulário próprio sobre a existência de parentesco na Organização estará sujeito a sofrer penalidades.

3.5. Uso dos Recursos da Empresa

3.5.1 Os recursos da empresa não devem ser utilizados para outros fins. Não será permitido o uso de propriedades, equipamentos, oportunidades de negócio e sistemas de informação da empresa ou, ainda, a posição do colaborador, em benefício próprio ou de terceiros, em detrimento dos interesses da empresa.
3.5.2 Os colaboradores e seus familiares diretos devem evitar qualquer ação ou relacionamento de negócios que possam criar conflitos com os interesses da empresa.
3.5.3 Os colaboradores não devem prestar atividades pessoais de consultoria ou assistência técnica a fornecedores, clientes e prestadores de serviços.
3.5.4 A propriedade intelectual de todos os programas, planos, projetos e software desenvolvidos na empresa pertencem a NUTRI & SERVICE, mesmo após o desligamento do colaborador.
3.5.5 Os recursos de informática não devem ser utilizados para a propagação de e-mail ou documentos com conteúdo que atentem ao pudor, de cunho discriminatório ou difamatório, boatos e correntes.

3.5. Responsabilidade Social

3.6.1 A NUTRI & SERVICE não utiliza mão de obra infantil e não adquire produtos ou serviços de fornecedores que sabidamente façam uso deste tipo de recurso, assim como daqueles que mantenham trabalhadores em condições desumanas de trabalho.
3.6.2 A NUTRI & SERVICE estimula a participação de seus colaboradores em atividades de cunho social, em trabalhos voluntários e outras que tenham como propósito a melhoria da qualidade de vida da comunidade. No caso de doações pela empresa, estas somente poderão ser feitas após aprovação, conforme procedimento específico.
3.6.3 Além do cumprimento da legislação ambiental aplicável, a NUTRI & SERVICE promove o uso racional dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a reciclagem e a redução de resíduos gerados nos processos produtivos.

4. Transgressão (Violação) e Penalidades

4.1 O Presidente da empresa é o responsável por assegurar o cumprimento deste Código de Ética, juntamente com os demais diretores e gestores das áreas. Caso julgue necessário, o Presidente poderá compor um Comitê de Ética para análise dos casos de violação deste código.
4.2 Ao tomar conhecimento de atos que sejam contrários a este Código de Ética, o colaborador deverá informar imediatamente o gestor da área ou o Presidente da empresa ou a área de RH. Será assegurado sigilo absoluto quanto à sua identidade, assegurando que o mesmo não sofra qualquer tipo de represália.
4.3 O colaborador que, tendo tomado conhecimento de alguma transgressão, não informá-la, será considerado cúmplice do infrator.
4.4 Poderão ser utilizados todos os canais de comunicação disponíveis para comunicação de transgressões: e-mail, telefone, correspondência ou pessoalmente ao setor de RH.
4.5 As penalidades aplicáveis ao descumprimento deste Código de Ética serão definidas de acordo com a gravidade da ocorrência, podendo envolver advertência, suspensão, rescisão contratual por justa causa ou outras medidas cabíveis conforme legislação vigente.

Anexo – Exemplos práticos / recomendações:

a) Assédio Sexual: Usar da autoridade do cargo para obter favores sexuais de pessoa subordinada ou em nível inferior na hierarquia.
b) Confidencialidade: Comentar sobre projetos e assuntos internos da empresa em ambientes abertos (salas de aeroportos, restaurantes, eventos,…). Abandonar nas impressoras as folhas com informações sigilosas (volume de produção, produtos em desenvolvimento, planos da empresa, relatórios,…).
c) Assédio Moral: É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Ex.: Reivindicar para si o crédito das ideias e dos trabalhos que pertencem a outros, não reconhecendo o mérito dos resultados a quem de direito; Humilhação de funcionário em público; Colocar uma pessoa para executar de forma contínua, atividades muito abaixo da sua capacidade, com o claro propósito de desestimulá-la; Tratar os subordinados com termos pejorativos ou depreciativos.
d) Discriminação: Privilegiar pessoas de determinada raça ou sexo em detrimento de outras, não permitindo igualdade de oportunidades a todos os funcionários. Fazer brincadeiras depreciativas em relação à cor da pele, deficiência física ou orientação sexual.
e) Brindes: Jamais receber em casa, sempre na empresa. Procurar ter sempre uma segunda pessoa presente no momento da entrega / recebimento.

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